Sunday, May 4, 2014

Os tugas não querem trabalhar!!!!!!!!!!!

O que acham, o título tem pontos de exclamação suficientes? Good!

Anyway...

O título da notícia diz, em todo o seu esplendor, "Há 5737 ofertas de emprego que ninguém quer todos os meses". Os dados são do IEFP, que diz ainda que 60% das ofertas de emprego em 2013 ficaram por preencher.

Como é óbvio, o tuga moralista foi atraído para esta notícia como moscas para o DEO. Porquê? Porque há poucas coisas mais fáceis que ser moralista com a vida dos outros.

Não li a notícia toda, porque é paga, portanto estou a guiar-me apenas pelo que é apresentado no site do jornal, onde se pode ler "A área da agricultura é uma das mais afetadas pela falta de mão-de-obra, razão pela qual muitos empresários recorrem a estrangeiros para trabalhar".

Curioso, não é? E há falta de mão-de-obra porquê? No artigo escreve-se que "os portugueses não querem trabalhar nas tarefas disponibilizadas". Já Carlos Ferreira, director executivo da Hortomelão, empresa que actua na supra-citada área da agricultura, diz que os tugas vão "inventando desculpas" para não aparecerem, e só ficam os estrangeiros.

Haveria muito para dizer sobre o tipo de "oferta de trabalho" disponibilizada pelas Hortomelãos (Hortomelões?) deste país fora, mas hoje não me apetece.

Contraponho apenas com a notícia que vi ontem, na SIC: Uma camionete com dezenas de emigrantes parte em direcção à Suiça, para trabalhar durante 3 meses na agricultura. Yep, os tugas preguiçosos vão para a Suiça trabalhar nesta mesma área que em Portugal é tão afectada pelo excesso de tugas preguiçosos.

Qual será o segredo dos suiços, I wonder, para separar o tuga da sua preguiça? Mistério insondável. Talvez os CEOs das nossas Hortomelãos devessem ir lá fazer uma visitinha, para um pouco de espionagem agrícola.

In all fairness, não são apenas estes CEOs/gestores que precisariam de uma visitinha destas às suas congéneres estrangeiras.

No comments:

Post a Comment