Tuesday, March 19, 2013

Bitte, Herr Schäuble...

Decidi emergir...

Sempre achei piada às teorias da conspiração. E sempre achei piada a quem utiliza este termo como um argumento final num debate. Nada como disparar um assertivo "Lá vem mais um com teorias da conspiração" para resolver uma divergência de opiniões. Certamente, toda a gente que hoje se ri das teorias sobre o cancro de Chavez (e não nego o potencial cómico do camarada Maduro) também se devia rir à gargalhada se, há uns meses atrás, lhes dissessem que as vacas relinchavam e os hamburgeres tinham ferraduras. Mas no pasa nada. Teorias da conspiração.

Há uns tempos (mais precisamente em Novembro de 2010), disse isto: "O projecto europeu caminha para o fim. Não será preciso muito tempo para vermos uma Europa dividida, numa aproximação ao mapa político do início do Século XX".

Já na altura, havia outras vozes que o diziam, mas eram irremediavelmente relegadas para o plano da "teoria da conspiração".

Agora, de repente, ergue-se um coro (que nem sequer é das velhas) a alertar para o perigo da medida tomada no Chipre. Vejamos...

A desintegração da Europa. Já começou, pelo menos há 2 anos, e não é com estes líderes europeus sem qualquer qualidade (o que, pelo menos, os coloca ao mesmo nível de qualquer outro produto chinês) que isto se vai inverter. No início do Séc. XX, qualquer aldeola com uma receita diferente para queijos/enchidos invocava a sua "herança cultural única" e criava um movimento independentista, e é para isso que caminhamos novamente. Cada um por si. 

O minar da confiança na banca. Confiança na banca...? Eh eh eh... Sure, asshole, sure...

Agora, vem o uber-alles ministro alemão das Finanças criticar o modelo económico cipriota. Plenamente de acordo. Aliás, chamar-lhe "modelo económico" é demasiado generoso, aquilo é especulação no seu melhor. Mas pergunto - foi feito às escondidas? Andavam cipriotas por esse mundo fora, de saquito de plástico na mão, a vender "Rabanes" e contas bancárias? Caro Wolfgang Schäuble, caíste cá ontem de paraquedas ou andaste a dormir no serviço nestes últimos anos? É que acho piada que venhas falar de "irresponsabilidade", quando tu e todos os teus coleguinhas europeus que estão em cargos de responsabilidade permitiram que tudo isso acontecesse no Chipre.

Aliás, meu caro, és tu quem o diz: "durante anos atraiu capital estrangeiro". Anos... Ora, conta lá à malta, e o que é a gloriosa "União" Europeia fez quanto a isso, "durante anos"?

No comments:

Post a Comment