Sunday, November 28, 2010

Duas previsões

Uma previsão:
  • As taxas de juro da dívida pública portuguesa não vão cair enquanto não ocorrer a intervenção FMI/UE no nosso país. Não é por mais nada, é apenas porque o objectivo é esse.

O ganho extra conseguido com taxas mais altas é apenas um icing on the cake. Apesar de o risco de default ser real, i.e., até existe razão para esta taxa. Porquê?

Respondo com outra previsão:
  • O projecto europeu caminha para o fim. Não será preciso muito tempo para vermos uma Europa dividida, numa aproximação ao mapa político do início do Século XX
Continuamos a ter uma Europa a duas velocidades, e a Europa mais "rápida" começa a exasperar com os problemas recorrentes da Europa mais "lenta" (da qual, até ver, excluo a Irlanda).

Olhando aqui para o nosso rectângulo, pergunto: O que falhou?

Falhamos nós, na execução. Era suposto termos desenvolvido o país. Bem, ir mais depressa de Lisboa ao Porto não é Desenvolvimento. Da mesma forma que ter TV em todas as divisões de casa também não é Desenvolvimento.

E, já o afirmei anteriomente (na secção "UE"), falharam os nossos "beneméritos" europeus, incapazes de olhar para os últimos 25 anos de Portugal e identificar essa falta de Desenvolvimento.

Querem agora fazer, em meses, o que não fizeram durante duas décadas.

Querem agora impôr, de uma vez só, medidas correctivas/punitivas (algumas delas, justificadas) que deveriam ter sido deployed gradualmente, ao longo de anos.

Alguém acredita que isto vai funcionar?

No comments:

Post a Comment