Thursday, September 8, 2011

Mais economias (they just keep coming)

E aqui temos mais um corte na despesa.

Que, tal como disse ontem, tem como consequência efectiva o aumento da despesa das famílias.

É bom ver que é para isto que elegemos "os melhores dos melhores". Sim, porque se atribuíssemos as rédeas deste processo a um qualquer arrumador de carros, certamente que ele não seria capaz de se lembrar de medidas tão arrojadas, inovadoras e originais como as que têm desfilado pelos media.

Wednesday, September 7, 2011

Economias

Ontem, até comecei a ver o Vitinho. Mas, como acontece frequentemente quando ele fala, rapidamente senti os neurónios a adormecer.

Do que vi, deu para perceber que, segundo ele, os outros não percebem as questões, pois passam a vida a misturá-las. Bem, pelo que me foi dado a observar, ele também não as deve perceber, pois não responde ao que lhe perguntam.

Uma coisa posso afirmar - o que vimos até agora resume-se a isto:
  • Aumento de receita, à custa de impostos que atingem, na sua maioria, a classe média.
  • Corte de despesa na saúde, educação e Seg. Social. Como estes são sectores essenciais para a maioria da população (e não algo em que possamos dizer "OK, vou passar a utilizar menos"), este "corte" na despesa é, na realidade, um aumento na despesa das famílias. Aliás, a sua real consequência é exactamente a mesma que, p.ex., o aumento na taxa da electricidade, apesar de o mecanismo ser diferente.
Portanto, pessoal, toca a consumir... ou talvez não.